9 Tips for Promoting and Building a Successful Business
A abertura de uma empresa e a criação de uma marca é sempre um momento de grande felicidade para o empreendedor. É ver o começo do seu sonho e vislumbrar a sua concretização a longo prazo. Porém, rapidamente são as pessoas que se começam a aperceber que nem tudo é fácil e que afinal existe qualquer coisa a faltar e que o sucesso não é assim um caminho tão fácil e motivador.
Ao identificarmos este problema, decidimos criar este artigo.
Onde compreendemos que sempre, vai existir coisas a faltar numa empresa ou em uma marca. Sendo o importante a tomada de decisões e ações concretas em direção aos objetivos propostos.
Nunca esquecendo, que estes momentos carecem de um conjunto de informações baseadas em evidência, seguras e sustentáveis e enquadradas com a realidade atual da empresa, e alinhadas ao futuro da empresa, marca e as pessoas, sem esquecer parceiros e clientes.
Assim para quem se encontra a pensar como garantir a promoção e construção de uma empresa com mais potencial para o sucesso, fique a saber que é possível.
Deixamos aqui um conjunto de 9 dicas que irão permitir a si e à sua equipa criar um empresa de sucesso.
No caso de serem pessoas que gostam de obter informação sobre as coisas antes das iniciarem, já chegaram à conclusão que são mais as empresas que fecham do que aquelas que se conseguem manter no mercado por períodos superiores a 5 anos. Porquê?
No sentido de facilitar esta viagem e ter um melhor enquadramento e estar mais preparado, deixamos uma lista dos fatores que mais contribuem para o insucesso e sucesso das empresas. Pede-se uma leitura atenta, e um reflexão sobre estes fatores e a sua existência dentro de uma organização.
Dica 1 — Planeamento como chave para certezas e visão clara do mapa
Este é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. Um planeamento eficaz, permite operar e desenvolver-se de forma sustentável a longo prazo e obter de forma clara os seus objetivos.
É um fator essencial, desde o início até ao fim da empresa, sendo fulcral que este passe da mente para o papel, de forma pensada, estruturada, sistematizada, analisada, escrita.
Sempre apoiada em evidências alinhadas a objetivos a curto, médio e longo prazo, com limites temporais e identificação de recursos, atividades, tarefas e pontos e critérios chave de performance.
O planeamento é também uma ferramenta importante, para compreensão do passado, presente e futuro, de forma a compreender todos os passos que irão permitir atingir um determinado destino de forma segura e certa.
Para tal, é essencial ter:
· Objetivos;
· Alinhamento das ações e objetivos com a missão, visão e valores;
· Momento de análise da empresa, produtos, serviços, mercados e contexto;
· Identificação de Recursos disponíveis e a sua correta e efetiva aplicação;
Dica 2 — Capacidade Incremental de Mobilidade, Adaptação Estratégica e Operacional
Ganhar e perceber desde início a importância de ser capaz de se mover no mercado, na sua orgânica interna e externa, e a sua influência na sua capacidade de adaptação, são competências essências às empresas.
Esta necessidade de adaptação acontece desde o primeiro dia, onde nem tudo acontece da forma pensada e planeada.
Logo, é essencial ser capaz de analisar o contexto, a sociedade e os consumidores, desde os seus pensamentos, sentimentos e ações.
Isto para que aumentar a capacidade de desenvolvimento e aplicação estratégica das ações de forma rápida e sustentável, promovendo a saúde geral da organização.
Dica 3 — Aposta na aquisição e desenvolvimento do conhecimento e literacia financeira
Cada vez mais se percebe que o conhecimento é o maior bem e a maior ferramenta de uma empresa e de uma pessoa, para aumento da performance competitiva.
Esta é uma tarefa de todos dentro da empresa, sendo essencial desde o início selecionar, e contratar as pessoas certas, e com maior nível de conhecimentos e se possível com conhecimento sobre o mundo de negócios.
Além do conhecimento técnico e especifico associado à empresa, e seus produtos e serviços, existe ainda a necessidade do conhecimento sobre o ‘’jogo’’ do dinheiro, das finanças, da economia e do consumo.
Dica 4 — Aumento da capacidade de Relacionamento e Influência com organizações e pessoas
Este fator tem como o objetivo, fazer as coisas acontecer. Permite ainda contribuir para o avanço, posicionamento e ganho de terreno no mercado, através de pessoas que se conhece, interesses em comum e criação de oportunidades.
Dica 5 — Orientação para a ação, resolução de problemas e procura de resultados
A medida de sucesso de uma empresa, é possível perceber através da sua importância para a sociedade em larga escala e para determinadas pessoas.
Isto é, o que realmente é feito, que problemas se resolvem, que oportunidades se criam e que resultados a empresa e as partes interessados obtêm.
Dica 6 — Capacidade de atração, alocação e retenção de diversidade de recursos
Aqui a ideia é ter cada vez mais capacidade e entendimento de como atrair dinheiro, parcerias, clientes, bons colaboradores e oportunidades significativas.
Apesar de parecer complicado, existe métodos estudados pela ciência e estratégias para ajudar as empresas, a trabalharem isto a curto, médio e longo prazo.
Dica 7 — Confiança apoiada na eficácia
Neste ponto, mostra-se a importância de acreditar, conseguir realizar e fazer as coisas com qualidade, em prol de uma missão maior que um indivíduo.
Sempre em alinhamento com uma boa visão e acompanhado das pessoas com as competências certas, e uma grande dose de vontade de ser mais e melhor.
Dica 8 — Tempo x Ação x Resultados
Esta é uma fórmula que quando compreendida, permite maior capacidade de compreensão sobre os mecanismos associadas ao sucesso, aprendizagem e posicionamento de uma empresa.
Traz ainda uma consciência mais calma sobre a empresa, a marca, e a equipa de gestão e operação. Onde rapidamente se percebe como se constroem resultados, divide-se o tempo e cria-se retorno.
Dica 9 — Serviços e Produtos excecionais
Por fim, esta é a dica mais importante, pois são, os produtos e os serviços que permitem as marcas interagirem com o mercado e com os consumidores, e obterem lucro.
Logo é de primária importância identificar a necessidade, o problema e desenvolver a solução, de forma a acrescentar valor a longo prazo.
Esta dica em ligação com as outras dicas, permite às empresas ao longo do tempo de vida uma maior duração e sustentabilidade no mercado.
Em jeito de conclusão esperamos que este artigo, tenha a capacidade de ter resolvido o problema de ter mais informação e uma maior claridade do que pode contribuir para uma empresa, uma marca e pessoas de maior sucesso.
….
Esperamos que caso exista alguma questão, comentário, entrem em contacto com a SP Business Group, no sentido de podermos ajudar a resolver os seus problemas e assim criar oportunidades para otimizar resultados para crescimento e desenvolvimento das empresas, das marcas e das pessoas
A EQUIPA SP BUSINESS GROUP